sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bem Vindos!


Iniciamos nossas publicações nesse blog trazendo uma inspiração de Educardo Galeano para refletirmos sobre as contradições. 
Contradição, que é um elemento muito presente nessa realidade de globalização. Nascer conectado é uma vantagem ou uma dominação? Essas e o outras reflexões irão nos motivando na caminhada!




 Celebração das Contradições/2

Desamarras as vozes, dessonhar os sonhos: descrevo querendo revelar o real maravilhoso, e descubro o real maravilhoso no exato centro do real horroroso da América.
Nestas terras, a cabeça do deus Elegguá leva a morte na nuca e a vida na cara. Cada promessa é uma ameaça; cada perda, um encontro. Dos medos nascem as coragens; e das dúvidas, as certezas. Os sonhos anunciam outra realidade possível, e os delírios, outra razão.
Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos. A identidade não é um peça de museu, quietinha na vitrine, mas a sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia.
Nessa fé, fugitiva, eu creio. Para mim, é a única fé digna de confiança, porque é parecida com o bicho humano, fodido mas sagrado, é à louca aventura de viver no mundo.

(GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2008. p.123)


Vamos refletir juntos e juntas sobre os adolescentes e jovens que vivem inseridos nessa cultura globalizada e constantemente conectados.
Boas leituras, boas reflexões!
Que as leituras em nossa companhia sejam proveitosas e agradáveis.

Patrícia Vieira
Carmelo Vaz 

Um comentário:

  1. Parabéns pela temática escolhida! Bastante atual e relacionada a complexidades em lidar com as juventudes. Excelente!

    ResponderExcluir