domingo, 8 de abril de 2012

Mídia e Manipulação


     Muitas pessoas falam que a mídia manipula, e que aquilo que é apresentado na televisão é absorvido/consumido exatamente como é apresentado. Pensar assim é negligenciar a interpretação, as vivências e a criticidade que cada um traz consigo.
     Apresento abaixo um dos vídeos da série "Não Faz Sentido", do jovem Felipe Neto, onde ele aborda exatamente essas questões das modinhas e da mídia. De fato as pessoas, suas opiniões e gostos são fortemente influenciadas por aquilo que faz mais sucesso, que tem maior repercussão na mídia, que está evidencia.


     No entando, o jovem Felipe Neto nos mostra exemplos concretos de que os adolescentes e jovens não são passivos nesse processo. Alguns passam a gostar, ouvir as músicas, assistir filmes porque faz sucesso. Outros, ao contrário, não gostam simplesmente porque está em evidências. Porém, ainda existe uma outra forma de se posicionar, aqueles que buscam conhecer, independente do sucesso ou relevância que a mídia dá.
     Uniformizar as formas de interpretação e consumo da mídia, é subestimar a capacidade de nossos jovens.  Precisamos, sim, estimular seu senso crítico e sempre lembrá-los da necessidade de buscar mais informações, de qualificar o conhecimento que se tem sobre aquilo que a mídia apresenta. Mas nunca considerá-los consumidores passivos, precisamo valorizar seu potencial criador/criativo....

Patrícia Vieira

2 comentários:

  1. Gostamos bastante de seu texto. Bastante promissor e esclarecedor, pois alerta a importância da crítica por parte da juventude. E por destacar, o fato de não haver subestimações generalizadas. O jovem Felipe Neto nos atentam para manter tal postura. ;)

    ResponderExcluir
  2. Aproveito a postagem sobre mídia e manipulação, bem como o vídeo apresentado para destacar a necessidade de uma postura crítica e reflexiva a respeito do que é transmitido nos meios de comunicação, que sempre têm por trás uma ideologia e interesses políticos e econômicos a serem defendidos.
    Infelizmente uma grande parte das pessoas e até mesmo os jovens, movidos pelo senso comum, assimilam o que é transmitido através da mídia como verdades que devem ser aceitas sem questionamentos. Blogs como este contribuem para mudar esta realidade, ainda que seja uma pequena semente em um amplo terreno onde se tem muito o que plantar.
    Abraço.

    ResponderExcluir